sexta-feira, 5 de agosto de 2011

FARMAVET.



A Clínica Veterinária FARMAVET, através do excelente Veterinário DR JOÃO BATISTA, alerta a população Pauferrense - RN, sobre o perigo da  Brucelose ou Febre de Malta.

Vamos conhecer um pouco sobre essa doença:

O que é brucelose ou febre de Malta ?

 

A brucelose, também conhecida como febre de Malta, é uma doença infecciosa causada pelas bactérias do gênero Brucella. Essas bactérias são principalmente transmitidas entre animais, e causam brucelose em muitos vertebrados diferentes como carneiro, bode, gado, cervo, porco, cachorro, etc. Os humanos são infectados ao entrar em contato com animais, ou produtos animais, contaminados com essas bactérias.  Em humanos a brucelose pode causar uma gama de sintomas que são similares à gripe, os quais podem incluir febre, suor, dor de cabeça, dor nas costas e fraqueza. Pode também ocorrer infecção grave no sistema nervoso central ou no revestimento do coração. Brucelose também pode ocasionar sintomas crônicos ou de longa duração que incluem febre recorrente, dor nas articulações e fadiga.

Transmissão da brucelose para humanos

 

Os humanos são geralmente infectados de uma dessas três formas: comendo ou bebendo alguma coisa contaminada com Brucella, inalando a bactéria, ou tendo invasão da Brucella no corpo através de feridas. A forma mais comum de ser infectado é comendo ou bebendo leite e derivados contaminados. Quando ovelhas, cabras e vacas são infectadas, seu leite é contaminado com a bactéria. Se o leite não for pasteurizado, essas bactérias podem ser transmitidas para pessoas que o beberem ou comerem alimentos feitos dele. A inalação da bactéria não é uma forma comum de infecção.

Contaminação por feridas na pele pode ser um problema para certas profissões como veterinários e trabalhadores que lidam com carne em matadouros.

 Progressão e Sintomas 

As bactérias são ingeridas com o leite ou outros alimentos e invadem a mucosa intestinal. Também podem ser aspiradas ou penetrar por feridas em contacto com o animal. O periodo de incubação é de uma semana a um mês. A brucelose é uma doença crónica de progressão lenta. A infecção por B. mellitensis é mais grave que as outras formas.

Dentro do corpo humano são fagocitadas pelos macrófagos, no interior dos quais sobrevivem sendo transportadas para tecidos linfóides em todo o organismo, invadindo pela linfa e sangue os gânglios linfáticos, baço, fígado, medula óssea e outros órgãos onde se concentram os macrófagos.

Apesar da resposta imunitária com formação de granulomas impedir largamente a disseminação das bactérias, elas escapam por vezes, multiplicando-se, o que provoca ataques agudos no doente crónico, que se caracterizam por febre, suores e calafrios. O maior problema da brucelose é que os seus sintomas irregulares e moderados levam o individuo afectado a ignora-la, não consultando o médico. A doença pode se resolver graças à acção do sistema imunitário, mas esse processo pode demorar muitos meses ou anos, ou pode nem ocorrer. No entanto a infecção a longo prazo apesar de nunca ser agudamente mortal, diminui consideravelmente a esperança de vida e produz sintomas crónicos como a depressão, a anorexia (falta de apetite), dores de cabeça e musculares.

Outras complicações possiveis da brucelose a longo prazo sem tratamento são a hepatite, artrite, espondilite, anemia, leucopenia, trombocitopenia, meningite, endocardite e problemas visuais de origem nervosa.

Diagnóstico

É feito pela cultura de amostras do sangue e de tecidos recolhidas por biópsia, e cultura em meio próprio. Como é de crescimento lento, demora quatro semanas a crescer em quantidades suficientes para análise microscópica ou bioquímica. A sorologia (detecção de anticorpos específicos) também é usada.

Tratamento

São administrados antibióticos como doxiciclina, gentamicina, ou cotrimoxazole, durante pelo menos um mês.

 

Devemos ter cuidado, principalmente com os nossos animais pois as vezes os comsumimos e se não tratarmos direito, poderemos sofrer as conseqüências no futuro.

Lembrando que em Setembro teremos uma exposição de bovinos em nossa cidade, bovinos saudáveis bonitos, sendo observado e acompanhado pelo melhor veterinário da região o Dr João Batista proprietário da Farmavet.

 

 

 

Postado por: Allan Raulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário