sábado, 27 de agosto de 2011

CLÁSSICO VALE MAIS DO QUE TRÊS PONTOS.

 
 
Em 1997, Edmundo deu alegria a torcida Vascaína e carimbou de vez o passaporte para o tri do Brasileiro.
 
Faz tempo, já 14 anos, desde a última vez que Flamengo e Vasco disputaram um clássico com tanta coisa em jogo pelo Campeonato Brasileiro quanto este de hoje, às 16h, no Engenhão. Em 1997, a festa foi vascaína, com direito a goleada por 4 a 1 no segundo encontro entre os dois times pela fase semifinal. Desde que, há oito anos, estabeleceu-se o sistema de pontos corridos no Brasileiro, os dois rivais nunca cumpriram ao mesmo tempo boas campanhas, e isso veio acontecer justamente no ano em que a tabela do Brasileiro reservou a última rodada de cada turno aos clássicos regionais.

Além de melhor time do Rio, o vencedor pode até ficar com o título simbólico de campeão do primeiro turno, o que, para quem tem demonstrado capacidade e ambição do título brasileiro, é pouco ou nada. De qualquer forma, pela motivação que uma vitória sobre o grande rival proporciona, é possível que os três pontos em disputa hoje valham relativamente mais que os de outros jogos.

"- Tem sim um caráter decisivo. Tem a rivalidade regional e a tabela do brasileiro deu a oportunidade de acabar em primeiro ou segundo do Brasileiro no turno. Vai ser bem interessante. Se continuar assim até o clássico do segundo turno, aí sim seria o jogo do século " analisou o técnico vascaíno Ricardo Gomes.

Nos oito anos de pontos corridos " em 2009 não houve confrontos pois o Vasco estava na Série B ", os rivais se encontraram 14 vezes, com pequena vantagem rubro-negra: seis vitórias, contra cinco do Vasco, e três empates." A motivação grande todo clássico já tem. Este está com um tempero ainda maior porque está valendo o campeonato, os dois estão bem na briga " completou Vanderlei Luxemburgo.

Desfalques canhotos

Um sinal da importância do clássico para as duas equipes foi o fato de os dois treinadores terem poupado titulares nos jogos do meio de semana, pela Copa Sul-Americana.

No Flamengo, Ronaldinho Gaúcho jogou apenas cerca de 30 minutos contra o Atlético-PR, e mesmo assim deixou seu gol. Em grande fase, é a estrela de um time que estará novamente desfalcado do volante Aírton e do meia Thiago Neves, lesionados. Os laterais Léo Moura e Júnior César, o zagueiro Welinton, e o atacante Deivid foram outros que tiveram descanso e voltam ao time de tanque cheio.

No Vasco, jogadores importantes como Juninho Pernambucano, Alecsandro e Éder Luís não tiveram o desgaste de jogar 90 minutos contra o Palmeiras. O zagueiro Anderson Martins volta após recuperar-se de contusão para formar a entrosada dupla de zaga com Dedé. O meia Felipe, em recuperação de uma artroscopia no joelho direito, é o desfalque.

Flamengo: Felipe, Leonardo Moura, Alex Silva, Welinton e Júnior César; Willians, Luiz Antônio, Renato e Bottinelli (Negueba); Deivid e Ronaldinho.
 
 Vasco: Fernando Prass, Fágner, Dedé, Anderson Martins e Jumar (Márcio Careca); Rômulo, Allan (Jumar), Juninho Pernambucano e Diego Souza; Éder Luís e Alecsandro.
 
Juiz:Péricles Bassols (RJ).
 
 
 
Fonte: Blog Jogo Extra - Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário