terça-feira, 22 de maio de 2012

VASCO RECEBE HOMENAGEM EM FÓRUM SOBRE O RACISMO NO FUTEBOL

Felipe representou o Vasco


Por sua história de luta contra a desigualdade racial no esporte, o Vasco foi homenageado nesta segunda-feira no "Fórum Racismo no Futebol", realizado em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O episódio dos "Camisas Negras", ocorrido em 1923, quando o clube se recusou a demitir seus jogadores negros e mulatos para participar do campeonato do ano seguinte foi considerado um marco.

O escolhido para representar o Vasco e receber a placa comemorativa foi o meia Felipe.

- É uma satisfação enorme. Agradeço a todos. Esta luta contra o racismo é muito importante. Felizmente temos poucos casos aqui no Brasil, mas ao redor do mundo ainda vemos coisas deste tipo. Esperamos que isto acabe - disse o camisa 6.

Um dos organizadores do evento, Carlos Alberto Valadares, presidente da Fenadados, elogiou a tradição vascaína de não permitir a segregação racial.

- Não dá para falar de luta contra o racismo e não falar do Vasco. Já em 1923 o clube deu um grande exemplo quando se retirou da competição - afirmou.

Felipe Michel, ex-jogador do Fla e atualmente político, ressaltou a importância desta discussão para que o racismo no futebol não seja visto como uma coisa banal.

- O racismo é uma questão séria e precisa ser debatida. Infelizmente este tipo de coisa ainda acontece. É necessário fazer alguma coisa contra isso.

Além de Felipe, participaram o evento os ex-jogadores Athirson, ex-Fla, e Willian, ex-Vasco, Flamengo e Fluminense.

Fonte: Globo Esporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário