sexta-feira, 11 de maio de 2012

' ERROS ' NO APITO FAVORECEM O CORINTHIANS CONTRA O VASCO



Nos últimos anos, Vasco e Corínthians estiveram disputando diretamente três competições: um Mundial, uma Copa do Brasil e um Brasileiro. Em todas elas, os recorrentes erros de arbitragem ajudaram os paulistas a superarem o Gigante da Colina.

Mundial de Clubes 2000

Em 2000, no primeiro Campeonato Mundial de Clubes, os corintianos só chegaram à final graças a um gol mal validado contra o Raja Casablanca em que a bola não entrou. Os paulistas venceram por 2 a 0 e se classificaram em razão do saldo de gols. Se o inexistente gol não fosse validado, o Real Madrid ficaria empatado com o Corínthians em pontos e saldo, mas iria à final por ter melhor ataque. Seria o reencontro entre Vasco e Real Madrid, dois anos após a final no Japão.

Não bastasse ter chegado à final com a ajuda da arbitragem, os corintianos foram novamente favorecidos na decisão contra o Vasco. Aos 34 minutos do segundo tempo, Felipe lançou Edmundo que, em condição legal, recebeu a bola no início da intermediária, enquanto os zagueiros corintianos tentavam fazer, de maneira atrapalhada, a "linha de impedimento". Dida saiu desesperado e precipitadamente do gol e Edmundo só teria o trabalho de tocar na frente e partir para o gol vazio. Seria, provavelmente, o gol do título. Mas novamente o apito ajudou os corintianos e o bandeira assinalou impedimento inexistente.
Copa do Brasil 2009Nove anos depois, os dois clubes se cruzaram na semi-final da Copa do Brasil e o Vasco foi eliminado com dois empates: 1 a 1, no Rio, e 0 a 0, em São Paulo. O gol qualificado classificou os paulistas, mas na partida do Pacaembú, novamente a ajuda da arbitragem garantiu os corintianos na final. Leonardo Gaciba, atualmente comentarista de arbitragem, ignorou um pênalti claro em Élton numa jogada de escanteio. Sem ninguém para atrapalhar a visão de Gaciba, o voleio de Élton para o gol aconteceria num clarão que se abriu na zaga corintiana. Mas um puxão de camisa claríssimo (que mudou a cor da camisa de Élton) impediu que o atacante vascaíno fizesse o gol da vitória. Um pênalti claro e fácil de se marcar, mas que Gaciba optou por ignorar.

Campeonato Brasileiro de 2011Em 2011, novamente os dois times passaram o Campeonato Brasileiro duelando pelo título. Desta vez, o título foi tirado do Vasco de maneira diferente em razão de erros de arbitragem ao longo de todo o torneio. Ao total, a arbitragem da CBF de Ricardo Teixeira tirou do Vasco 10 pontos em toda a competição. Sem os "erros", o Vasco teria alcançado 79 pontos e, além de campeão, seria o clube de melhor campanha desde que o torneio passou a ser disputado em pontos corridos com 20 participantes.

Créditos: Marcelo Penoeiro

Fonte: Super Vasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário