quarta-feira, 18 de abril de 2012

PROCURADOR DO TJD: NÃO DÁ PARA CRAVAR QUE JOGADORES SERÃO PUNIDOS



A semifinal da Taça Rio será domingo, mas, para o Vasco, o clássico decisivo contra o Flamengo começará hoje, às 16h, no tribunal. Diego Souza, Eduardo Costa, Fagner, Fellipe Bastos e Rodolfo, além do presidente Roberto Dinamite e do diretor de futebol Daniel Freitas, vão ser julgados no TJD-RJ e, no caso dos atletas, podem pegar punições pesadas e ficar fora do Estadual. Por isso, o departamento jurídico do clube faz mistério e não fala sobre a estratégia de defesa.

Os advogados do clube pela primeira vez vão ter oportunidade de apresentarem a sua versão dos acontecimentos do último clássico contra o Flamengo, quando os cinco jogadores partiram para cima do árbitro Wagner dos Santos Rosa após o apito final. Vão apresentar provas, vídeos e falar por 20 minutos.

“Nem pensar em falar sobre estratégia. É um segredo de estado muito bem guardado (risos). Vamos divulgar apenas na hora do julgamento. Gostaria apenas de deixar claro que estamos muito otimistas e bem animados”, ressaltou o vice-presidente jurídico, Aníbal Rouxinol, deixando no ar se sua equipe levantou o máximo de material possível para defender os envolvidos.

“Acredita que eu não sei? É bom para deixar o mistério no ar”, brincou.

E realmente qualquer detalhe pode fazer a diferença no momento do julgamento. De acordo com o procurador geral do TJD-RJ, André Valentim, por mais que o árbitro do clássico tenha relatado na súmula os acontecimentos logo após o apito final, ainda é cedo para afirmar que os jogadores do Vasco e a diretoria será punida.

“É um momento que tudo pode acontecer. As provas documentais já foram entregues e falta apenas a análise dos vídeos. Agora, tudo depende das provas que a defesa vaiapresentar. Apenas após isso que os auditores vão se manifestar. Não dá para cravar que os jogadores vão ser punidos. Está tudo aberto”, explicou o procurador.

Enquadrados nos artigos 243 e 254 do Código Brasileiro da Justiça Desportiva (CBJD) — ofensa e tentativa de agressão — Diego Souza, Eduardo Costa e Rodolfo correm o risco de pegar de quatro a 24 jogos de suspensão. Já Fagner e Fellipe Bastos, citados apenas no artigo 243, podem ser punidos de quatro a 12 partidas e multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

Etapas do julgamento

1) O presidente da Comissão Discipinar escolhe um relator que, por sua vez, lê a denúncia com todos os fatos

2) O presidente da comissão, em seguida, pergunta se tanto a defesa quanto a procuradoria têm provas a apresentar, sejam elas de vídeo ou testemunhal

3) Na sequência os envolvidos (jogadores, dirigentes e arbitragem) no caso são ouvidos

4) A procuradoria, então, tem 10 minutos para fazer suas acusações

5) Já a defesa tem 20 minutos para apresentar sua versão

6) Depois, começa a votação dos cinco integrantes da Comissão Disciplinar. O relator é o primeiro, seguido pelos seus pares

7) O último voto é do presidente, que anuncia a sentença.


Fonte: Marca Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário