terça-feira, 24 de abril de 2012

EM UM ANO, VASCO CHEGOU A TODAS AS FASES DECISIVAS DAS COMPETIÇÕES

Cristóvão e Ricardo Gomes são uns dos responsáveis dessa boa fase do Vasco.


Palavras, gestos e atitude. Esse é o segredo do sucesso do Vasco de Cristóvão Borges, que mais uma vez está em uma decisão de turno do Campeonato Carioca.

– Estamos chegando perto e se continuarmos assim, vamos ser campeões – disse ele aos jogadores.

Desde que era auxiliar de Ricardo Gomes, Cristovão vê o Vasco candidato ao título em todas as competições que disputa.

A vaga na final da Taça Rio é apenas mais um capítulo. A rotina de decisões da dupla Ricardo/Cristovão começou ano passado, também no segundo turno do Carioca. Com derrota nos pênaltis para o Flamengo.

Não demorou para o trabalho ser coroado. Ricardo Gomes, auxiliado por Cristovão, comandou o time no título da Copa do Brasil, que tirou o grito de campeão engasgado na garganta da torcida. Com Cristovão, o Vasco foi vice no Brasileiro, chegou na semifinal da Copa Sul-Americana e na decisão da Taça Guanabara.

Cristovão havia admitido que não planejava assumir o comando de um time profissional. Mas após o AVC de Ricardo Gomes reviu seus conceitos e mudou os planos.

– Não fiz previsões quando assumi o cargo. O objetivo era de cumprir uma missão. Era importante que o Vasco continuasse no mesmo caminho. Recebi e recebo o apoio para que isso aconteça. Quem me trouxe e me sustenta no comando do Vasco é o grupo – disse Cristovão, em referência ao ex-técnico Ricardo Gomes e aos jogadores cruz-maltinos.

‘Pouco para o título’

Com um dos melhores retrospectos entre os principais treinadores do país, Cristovão vislumbra a primeira conquista como treinador.

Em oito meses, foram poucas as tensões vividas em São Januário. O ambiente e a proximidade que o ex-auxiliar tem dos atletas resulta em bons resultados no campo.

– Temos uma relação muito próxima. Admiro muito ele. É um treinador excelente. Pelo que está fazendo, tem tudo para despontar como grande treinador. São pessoas excepcionais (lembrando de Ricardo Gomes) – disse o maestro Felipe.

Para, enfim, voltar a conquistar o caneco, Cristovão sabe que detalhes separam o título do time.

– O Vasco vem mantendo uma regularidade. Está sempre no topo. Para ser campeão ainda falta alguma coisa, mas não é muito. Falta pouco para ser campeão – afirmou.

Elenco completo faz a diferença em 2012

Ao assumir o cargo de treinador no ‘susto’, Cristovão Borges contava com um elenco enxuto, mas com um bom time titular.

Para fazer um bom papel no Brasileiro e na Sul-Americana, a comissão técnica implantou um rodízio com seus principais jogadores, num trabalho de parceria com preparadores e fisiologistas do clube.

A prática foi mantida nesta temporada. O comandante contou com o retorno de peças importantes, como Eder Luis e Rômulo, e a volta de Carlos Alberto. O resultado é a boa campanha na Copa Santander Libertadores e no Carioca.

– Isso faz muita diferença e é muito bom. Na pré-temporada, me queixava de não poder contar com alguns jogadores ou ter outras opções. Agora tenho uma dor de cabeça para montar o time. Este jogo (contra o Flamengo) foi um exemplo disso. O banco garantiu a vitória – analisou o treinador cruz-maltino.

Contra o Flamengo, Allan, Carlos Alberto e Nilton foram utilizados. Além deles, Juninho estava à disposição e não foi utilizado.


Fonte: Globo Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário