quinta-feira, 24 de novembro de 2011

FAZ 82 ANOS DO 1° TÍTULO DO VASCO APÓS CONSTRUIR SÃO JANUÁRIO.

Time Campeão Carioca de 1929.

Há 82 anos, o Vascão conquistou Campeonato Carioca de 1929, seu primeiro título desde a construção de São Januário. Isso ocorreu após a decisão com o América em três jogos. Os dois primeiros terminaram empatados por 0 a 0 e 1 a 1. Assim, ocorreu a terceira partida onde o Gigante da Colina goleou o adversário por 5 a 0, nas Laranjeiras.

Naquele ano, o clube montou o seu primeiro grande time de futebol, compondo a base da Seleção Brasileira com os jogadores Fausto, Itália, Brilhante, Jaguaré, Mola e Russinho, autor de três gols na final do Carioca de 1929. O Cruz-Maltino venceu 15 jogos, empatou sete e perdeu apenas um, marcando 60 gols e sofrendo apenas 24. Russinho, ao lado de Telê do América, foi o artilheiro com 23 tentos.

Fato curioso que ocorreu no torneio foi a confusão para a escolha do árbitro na partida entre Vasco e Botafogo. Affonso de Castro, que iria ser o juiz, havia faltado e o jogo atrasou por meia hora até o sócio do Flamengo Fernando Gonçalves da Silva se dispor a apitá-lo. A partida ainda foi interrompida quando o Vasco estava vencendo por 2 a 0 e remarcada para uma semana depois por causa da falta de luz natural. O placar foi de 2 a 1 para a equipe de São Januário.




Fonte: Site Oficial do Vasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário