quarta-feira, 16 de novembro de 2011

CRISTÓVÃO BORGES : ' AGORA, NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA ERROS '.

Cristóvão quer o Vasco pesando jogo a jogo.


A quatro rodadas do término do Campeonato Brasileiro, cada um dos seis times com chances matemáticas de conquistar o título tem um trunfo.

Num campeonato disputado por pontos corridos, o do Vasco é um dos mais valiosos. Após 34 partidas, é o visitante que ninguém gostaria de receber. Com média de 1,6 ponto conquistado fora de casa, encontrou o equilíbrio para os tropeços em São Januário que pode fazer a diferença na reta final. Ainda que seja, junto do Coritiba, quem menos perdeu como mandante (duas vezes), o fato de ser quem mais vence fora, com Fluminense, Figueirense e São Paulo, pode decidir a seu favor. Enfrentar o Palmeiras, hoje , às 21h50m, no Pacaembu, só não traz tanto conforto porque, a essa altura, um empate, resultado que estaria dentro dos planos de qualquer técnico, já não é tão vantajoso.

— Nessa briga com o Corinthians, não cabe mais erro. Jogando dentro ou fora de casa, você tem que ganhar.

É a única maneira de, em algum momento, livrar uma vantagem — analisou o treinador vascaíno, Cristóvão Borges. — Lá atrás, (jogar fora) já até me deu certo conforto. Agora, não.

Mudança no esquema

Como não haverá confronto direto com o Corinthians, ganhar os quatro jogos que lhe restam — Palmeiras, Avaí, Fluminense e Flamengo — pode não ser suficiente para o Vasco se o time paulista fizer o mesmo, o que lhe garantiria o título no desempate pelo número de vitórias. Em São Januário, porém, há consenso de que, após as últimas rodadas, o caminho do Corinthians já não pode ser considerado o mais fácil entre os postulantes.

Além do Ceará, primeiro da zona de rebaixamento e adversário de hoje, em Fortaleza, os paulistas terão pela frente o Atlético-MG, também na luta contra o descenso, Figueirense, rival na briga pelo título, em Santa Catarina, e Palmeiras, o maior rival, na última rodada. Cristóvão aposta num tropeço do Corinthians nos dois próximos compromissos, por isso acha tão importante o Vasco vencer o Palmeiras, hoje, e, no sábado, o Avaí — que enfrenta o Cruzeiro esta noite e, se perder, virá ao Rio, no sábado, matematicamente rebaixado para a Série B.

— Se ganharmos as próximas duas, acho que já teremos uma vantagem — avaliou, otimista. — Todos apostavam que a tabela do Corinthians era mais tranquila, mas deixou de ser. Temos dois clássicos no fim, mas eles também não têm moleza.

Cristóvão sabe que não há jogos fáceis nesta reta final. O Palmeiras tem a pior campanha do returno do Campeonato Brasileiro, e de candidato ao título e a uma vaga na Copa Libertadores, mergulhou numa grave crise interna, que resultou na saída do atacante Kléber, mas é, assim mesmo, um adversário que não pode ser subestimado. E é o que levará o técnico a mudar de novo o time.

O esquema tático sem um homem de área que anulou as jogadas laterais do Botafogo e abriu caminho para a vitória por 2 a 0 no clássico de domingo não deve se repetir. Depois de amadurecer durante a temporada uma forma de jogar, baseada na valorização da posse de bola e nas jogadas em velocidade pelo lado direito, o Vasco deve retomá-la no Pacaembu.

Embora tenha sido poupado no domingo, Juninho Pernambucano ainda não se sente recuperado do desgaste das partidas contra São Paulo e Universitario, do Peru, e sequer viajou.

— A condição física dele é excelente, mas o desgaste tem sido grande — afirmou Cristóvão. — Pelos cálculos da comissão técnica, foi quem mais correu contra o Universitario. Não podemos correr o risco de perdê-lo nesse momento.

Felipe confirmado
Já Felipe, que deixou o clássico com dores na coxa esquerda, treinou normalmente e vai para o jogo. Com Rômulo suspenso, Nilton é o provável substituto para jogar ao lado de Fellipe Bastos. Com ambos, o Vasco ganha a opção do chute de média e longa distância. Na frente, Élton deve reaparecer no lugar de Allan.

— Não digo que vencer será um passo gigantesco para o título, mas nos dará tranquilidade para jogar — afirmou o zagueiro Dedé.

Palmeiras: Deola, Cicinho, Leandro Amaro, Thiago Heleno e Gerley (Gabriel Silva); Márcio Araújo (Chico), Marcos Assunção, Patrik e Luan; Fernandão e Ricardo Bueno. Vasco: Fernando Prass, Fágner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Nilton, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza; Éder Luís e Élton.

Juiz: Leandro Vuaden (RS).



Fonte: Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário