quarta-feira, 28 de março de 2012

HÁ 87 ANOS , VASCO COMPRAVA O TERRENO PARA ERGUER SÃO JANUÁRIO.


São Januário sendo construido.


Os dirigentes vascaínos começaram em 1924, após a renúncia do Vasco de participar da AMEA, já que a instituição exigia a exclusão de 12(doze) jogadores negros e analfabetos do clube, uma campanha para arrecadar recursos para a construção do próprio estádio, já que essa era outra condição imposta pela associação.

Com a arrecadação de 2(dois) mil contos de réis, os dirigentes compraram o terreno de 65.445 m² no bairro de São Cristovão, que pertencia a Carlos Kuenerz e sua esposa Margarida Kuernerz, e que, segundo alguns historiadores, pertenceu a Marquesa de Santos, amante de Dom Pedro I, mas outras fontes descartam essa informação.

A escritura de compra e venda do terreno foi sacramentado em 28 de março de 1925 e a partir desse momento os dirigentes iniciaram os trabalhos de construção do Estádio de São Januário.

O terreno, além de ser no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, tinha um morro ou pequena colina, motivo pelo qual o local ainda hoje é chamado de "Colina Histórica" pelos vascaínos e a imprensa.

Surgiu, com a compra do terreno e a construção do Estádio, o GIGANTE DA COLINA.


Fonte: Blog Paixão da Gama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário