quarta-feira, 21 de março de 2012

CBF RELEMBRA TRAJETÓRIA DE BRITO, EX VASCO E CAMPEÃO MUNDIAL EM 1970

Brito com seu amigo Fonatna.


Os tempos eram outros, inimagináveis na época atual, de três meses dedicados à preparação para a disputa de uma Copa do Mundo.

Foi o que aconteceu com a Seleção Brasileira que se tornaria tricampeã do mundo em 1970 no México. O técnico Zagalo, que substituiu João Saldanha, teve um longo tempo para armar a equipe, inclusive com um período de treinos na cidade de Guanajuato para a adaptação à altitude do México.

O time chegou a Guadalajara, cidade sede do Brasil, voando para a competição. Com um preparo físico de fazer inveja e que o levou a superar todos os adversários - além da técnica - nos seis jogos com que chegou ao título.

No aspecto físico, um jogador se sobressaiu: o zagueiro Brito, considerado por isso mesmo o melhor preparo físico da Copa de 70.

Brito não era, evidentemente, só bom no preparo físico. Possuía técnica para a posição e acima de tudo disposição para tomar conta da área como um verdadeiro xerife.

Durante a Copa de 70, Brito, que se destacara no Vasco, era jogador do Flamengo. Depois de um desentendimento com o técnico Yustrich, foi emprestado para o Botafogo e negociado com o Cruzeiro.

Hércules Brito Ruas, o Brito, nascido no Rio de Janeiro no dia 9 de agosto de 1939, foi bom nos clubes e na Seleção. Com a amarelinha, jogou de 1964 a 1972 e disputou 61 partidas.


Fonte: CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário